Home Data de criação : 07/01/03 Última atualização : 14/01/04 02:49 / 128 Artigos publicados

Tarsila do Amaral "Abaporu - 1928" - OST.  (TARSILA DO AMARAL - Referências Artísticas.) escrito em domingo 28 janeiro 2007 03:58

Blog de acvieira :AC VIEIRA - ESCULTURAS, PINTURAS E GRAVURAS., Tarsila do Amaral 'Abaporu - 1928' - OST.

  - 85 X 73 cm .

Tarsila do Amaral nasceu em 1º de setembro de 1886 na Fazenda São Bernardo, município de Capivari, interior do Estado de São Paulo.

O Pai de Tarsila José Estanislau do Amaral herdou apreciável fortuna e diversas fazendas nas quais Tarsila passou a infância e adolescência.

Tarsila Estudou no Colégio Sion, e completou seus Estudos em Barcelona, na Espanha, onde pinta com seus 16 anos de Idade seu 1º Quadro denominado "Sagrado Coração de Jesus". Em 1906 Casa-se com André Teixeira Pinto com quem teve sua única filha, Dulce. Separa-se dele e começa a estudar escultura em 1916 com Zadig e Mantovani em São Paulo.

Em 1920 embarca para a Europa com o objetivo de Ingressar na "Académie Julian", em Paris. Frequentou também o ateliê de "Émile Renard".

Em 1922 tem uma tela sua admitida no Salão Oficial dos Artistas Franceses. Nesse mesmo ano regressa ao Brasil e se integra com os intelectuais do grupo modernista e faz parte do "grupo dos cinco" juntamente com Anita Malfatti, Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Menotti del Picchia. Nessa época começa seu namoro com o escritor Oswald de Andrade.

Em 1923 Tarsila volta à Europa e começa a ter contato com os modernistas: Albert Gleizes, Fernand Léger e Blaise Cendrars, que visita o Brasil no ano de 1924. Foi também no mesmo ano que Tarsila se casa com Oswald de Andrade que rompem o seu relacionamento no ano de 1930.

Tarsila não terminou seus relacionamentos por aí no ano de 1934 ela passa a viver com o escritor Luís Martins por quase vinte anos. De 1936 à 1952, trabalha como colunista nos "Diários Associados".

Tarsila do Amaral falece em São Paulo no dia 17 de Janeiro de 1973.

Obras

Tarsila do Amaral possui um belo Acervo de Obras que estão dividos em vários museus de Todo o Mundo dentre as suas Obras as mais importantes foram:

"Pau-Brasil", que foi iniciada em 1924, uma importante Obra dotada de cores e temas acentuadamente brasileiros.

Em 1928 Pinta a Obra mais Conhecida de Tarsila que é o "Abaporu", que foi criada por Tarsila para dar de presente de aniversário a Oswald que se empolga com a Tela e cria o movimento "Antropofágico".

Em 1933 pinta o quadro "Operários" e dá início à pintura social no Brasil. No ano seguinte participa do I Salão Paulista de Belas Artes.

Nos anos 50 volta ao tema "Pau brasil". Participa em 1951 da I Bienal de São Paulo. Em 1963 tem sala especial na VII Bienal de São Paulo e no ano seguinte participação especial na XXXII Bienal de Veneza.

Mais Tarsila deixou muitas obras importantes como: Antropofagia, Urutu, Lago, Sol Poente, entre outras... que jamais serão Esquecidas.

http://willian-online.vila.bol.com.br

 

 

Chapéu Azul - Esta tela foi realizada depois de Tarsila frequentar o ateliê de Emile Renard. As telas dessa época possuem uma grande suavidade e uma atmosfera lírica.

Auto-retrato ou Manteau Rouge - Em Paris, Tarsila foi a um jantar em homenagem a Santos Dumont com esta maravilhosa capa (Manteau Rouge, em francês, significa casaco, manto vermelho). Além de linda, usava roupas muito elegantes e exóticas, e sua presença era marcante em todos os lugares que freqüentava. Depois desse jantar, pintou este maravilhoso auto-retrato.

A Negra - Esta tela foi pintada por Tarsila em Paris, enquanto tomava aulas com Fernand Léger. A tela o impressionou tanto que ele a mostrou para todos os seus alunos, dizendo que se tratava de um trabalho excepcional. Em A Negra temos elementos cubistas no fundo da tela e ela também é considerada antecessora da Antropofagia na pintura de Tarsila. Essa negra de seios grandes, fez parte da infância de Tarsila, pois seu pai era um grande fazendeiro, e as negras, geralmente filhas de escravos, eram as amas-secas, espécies de babás que cuidavam das crianças.

EFCB (Estação de Ferro Central do Brasil) - Este quadro foi pintado depois da viagem a Minas Gerais com o grupo modernista. Foi então que Tarsila começou a pintura intitulada Pau-Brasil, com temas e cores bem brasileiros. Esta tela foi pintada para participar da exposição-conferência sobre modernismo do poeta Blaise Cendrars realizada em São Paulo, em junho de 1924.

Carnaval em Madureira - Tarsila veio de Paris e passou o carnaval de 1924 no Rio de Janeiro. É curioso ver que ela colocou a famosa Torre Eiffel no meio da favela carioca.

A Cuca - Tarsila pintou este quadro no começo de 1924 e escreveu à sua filha dizendo que estava fazendo uns quadros "bem brasileiros", e a descreveu como "um bicho esquisito, no meio do mato, com um sapo, um tatu, e outro bicho inventado". Este quadro é também considerado um prenúncio da Antropofagia na obra de Tarsila e foi doado por ela ao Museu de Grenoble na França.

O Pescador - Este quadro tem um colorido excepcional e trata de um tema bem brasileiro: um pescador num lago em meio a uma pequena vila com casinhas e vegetação típica. Este quadro foi exposto em Moscou, na Rússia em 1931 e foi comprado pelo governo russo.

Religião Brasileira - Certa vez Tarsila chegou de viagem da Europa, desembarcou no porto de Santos e foi comprar doces caseiros em uma casinha bem simples de pescadores. Ao entrar observou um pequeno altar com vários santinhos, enfeitados por vasinhos e flores de papel crepom. Achou aquilo tão pitoresco e pintou esta maravilhosa tela.

Manacá - Linda tela, com um colorido forte. Esta flor é representada por Tarsila de uma maneira particular, bem típica da obra dela.

Abaporu - Este é o quadro mais importante já produzido no Brasil. Tarsila pintou um quadro para dar de presente para o escritor Oswald de Andrade, seu marido na época. Quando viu a tela, assustou-se e chamou seu amigo, o também escritor Raul Bopp. Ficaram olhando aquela figura estranha e acharam que ela representava algo de excepcional. Tarsila lembrou-se então de seu dicionário tupi-guarani e batizaram o quadro como Abaporu (o homem que come). Foi aí que Oswald escreveu o Manifesto Antropófago e criaram o Movimento Antropofágico, com a intenção de "deglutir" a cultura européia e transformá-la em algo bem brasileiro. Este Movimento, apesar de radical, foi muito importante para a arte brasileira e significou uma síntese do Movimento Modernista brasileiro, que queria modernizar a nossa cultura, mas de um modo bem brasileiro. O "Abaporu" foi a tela mais cara vendida até hoje no Brasil, alcançando o valor de US$1.500.000. Foi comprada pelo colecionador argentino Eduardo Costantini.

O Lago - Maravilhosa tela da fase Antropofágica, com o colorido e o tema tão típicos de Tarsila. Seu sobrinho Sérgio comprou a tela e permaneceu com ela por muitos anos.

O Ovo ou Urutu - Nesta tela temos símbolos muito importantes da Antropofagia. A cobra grande é um bicho que assusta e tem um poder de "deglutição". A partir daí, o ovo é uma gênese, o nascimento de algo novo e esta era a proposta da Antropofagia. Esta tela pertence ao importante acervo de Gilberto Chateaubriand e está sempre sendo exibida em grandes exposições.

A Lua - Este quadro era o preferido de Oswald de Andrade, seu marido quando pintou a tela. Ele conservou o quadro até sua morte (mesmo já separado de Tarsila).

Cartão Postal - Vemos a lindíssima cidade do Rio de Janeiro nesta tela, que é o maior Cartão Postal do Brasil. O macaco é um bicho Antropofágico de Tarsila que compõe a tela.

Antropofagia - Nesta tela temos a junção do "Abaporu" com "A Negra". Este aparece invertido em relação ao quadro original. Trata-se de uma das telas mais significativas de Tarsila e o colecionador Eduardo Costantini, dono do "Abaporu", está muito interessado no quadro e já ofereceu uma soma muito alta por ele (que foi recusada pelos atuais donos).

 

 

Compartilhar

Faça um comentário!

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.
Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.80.100.90) para se identificar     


26 comentário(s)

  • luana mailto

    Seg 19 Ago 2013 17:22

    parabes vc e de mais

  • Natalia mailto

    Seg 22 Jul 2013 00:30

    naum achei o que queria... ! Mais o assunto ta bem legal. Obrigada

  • paulo henrique mailto

    Qui 04 Abr 2013 20:44

    obrigado fiz minha tarefa

  • arielli mailto

    Ter 26 Mar 2013 00:46

    eu queria um comentario sobre suas obras bem pequeno

  • ISAQUE mailto

    Sex 07 Dez 2012 17:23

    CHATO PRA CARALHO ELE JA MORREU O POVO CHATO VAO MOS DEIXA ELE DESCANSA EM PAZ POVO

  • douglas mailto

    Seg 01 Out 2012 16:45

    eu como estudante acho na minha opinião que a obra aboporu nao e taointeresante nao e tirado do interior de tarcila
    obrigado

  • karen mailto

    Qua 15 Ago 2012 21:33

    adorei ,a prof mandou estudar tarsila do amaral pra fazer uma prova fiquei encatada co suas pinturas

  • lnugrd mailto

    Sex 27 Jul 2012 15:51

    okjuhityufgevffddgdtrsrxdzdgstgxdrxfjxhfsydfdftxfgxtstdxetxetsxrdcrtftfvhghjnuihjkjmgjfjgnhhdifidpslfld,,kdg,fkhjfmhihuregriteuthhtn

  • vanessa

    Sáb 26 Mai 2012 14:15

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk a tarsila de amaral é muito boa esse site tambem é otimo adorei o jeito que vcs falam do artista (eu amoooooooooooooo o one direction)

  • Isabella

    Qui 24 Mai 2012 03:52

    Muito bom esse cite adorei sobre as obras


Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para acvieira

Precisa estar conectado para adicionar acvieira para os seus amigos

 
Criar um blog